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CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS OFICINAS:
OFICINA 1
PESQUISA
PARTICIPATIVA: USO DE MAPAS DE PERCEPÇÃO NA
CONSTRUÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL
Prof. Me. Luis
Gustavo Molinari Mundim
Carga: Horária: 4 horas
Público: Participantes do evento
Participantes: Máximo de 45
Objetivo: Refletir sobre a construção do
patrimônio cultural; Abordar questões teóricas/práticas relacionadas aos
processos participativos de pesquisa; Construir mapas de percepção relacionados ao patrimonio cultural e pensar em
seus diferentes usos.
Motivação: Mapas de percepção como ferramenta que trabalha com a percepção do
ambiente, com a subjetividade do olhar e do sentir de indivíduos e de grupos
(ANDREWS,1996:4) adaptada, a fim de identificar as referências culturais (FONSECA,2008) e os valores identitários de
determinados grupos ou comunidades.
Conteudo: Noção de patrimônio cultural;
Mapas de percepção; Pesquisa participativa.
Desenvolvimento: Discussões, debates e a
pratica da construção de mapas de percepção.
Equipamentos e materiais necessários: Notebook, datashow, quadro
branco, papel craft ou cartolina, pinceis atomicos cores variadas.
Bibliografia básica:
ANDREWS, John H. What Was a Map? The
Lexicographers Reply. Cartographica, v.33, n.4, p.1-11, 1996.
CAVALCANTI, Maria Laura
V. de C. e FONSECA, Maria Cecília Londres. Patrimônio Imaterial no Brasil.
Brasília: UNESCO, Educarte, 2008
FONSECA, Maria Cecília
Londres. O Patrimônio em Processo. Rio de Janeiro: UFRJ/ IPHAN, 1997.
IEPHA/MG. Fontes para a
pesquisa das referências culturais – Inventário Cultural de Proteção do Rio São
Francisco. Belo Horizonte: IEPHA/DPM/GPI, 2016. 594 p.
IEPHA/MG. Inventário
Cultural de Proteção do Rio São Francisco. Belo Horizonte: IEPHA/DPM/GPI, 2015.
924 p.
IEPHA/MG. Inventário
Cultural para fins de Registro das Folias de Minas Gerais. Belo Horizonte:
IEPHA/DPM/GPI, 2016.
IEPHA/MG. Inventário
Cultural das comunidades de Chacrinha dos Pretos e Boa Morte em Belo Vale/MG.
Belo Horizonte: IEPHA/DPM/GPI, 2016.
TUAN, Yi-Fu. Topofilia:
um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. Londrina: Eduel,
2012.
UNESCO (1989), Recomendação
sobre a salvaguarda da cultura tradicional e popular. Disponível em: <http://portal.iphan.gov.br/portal/baixaFcdAnexo.do?id=261>.
Acesso em: 16 jun. 2018.
UNESCO. Declaração de
Paris. Paris: 2003. Disponível em: <http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/Recomendacao%20Paris%202003.pdf> Acesso 12 jun. 2018.
OFICINA 2
PAISAGEM CULTURAL:
OUTRO OLHAR PARA BACIA HIDROGRÁFICA COMO UNIDADE DE ESTUDO
Prof. Me. Rodrigo
Santos de Lima
Carga: Horária: 4 horas
Público: Participantes do evento
Participantes: Máximo de 30
Objetivo: Demonstrar a abordagem
cultural da paisagem em bacias hidrográficas.
Motivação: O significado da paisagem nos
estudos de bacia hidrográfica.
Conteudo: Paisagem em suas multiplas
abordagens; Paisagem cultural; Paisagem cultural em bacias hidrográficas.
Desenvolvimento: Discussões, debates e a
pratica da construção de mapas de percepção.
Equipamentos e materiais necessários: Notebook, datashow, quadro
branco, piloto.
Bibliografia básica:
BERQUE, Augustin.
Paisagem-marca, paisagem-matriz: elementos da problemáticapara uma geografia
cultural. In: CORRÊA, Roberto Lobato; ROSENDAHL, Zeny (eds.). Paisagem,
tempo e cultura. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1998 [1984], p. 84-91.
CLAVAL, Paul. A geografia
cultural. Florianópolis: Editora da UFSC, 1999 [1995].
COSGROVE,
Denis. A
geografia está em toda parte: cultura e simbolismo das paisagens humanas. In:
CORRÊA, Roberto Lobato; ROSENDAHL, Zeny (orgs.). Paisagem, tempo e cultura.
Rio de Janeiro : EdUERJ, 1998a [1989], p. 92-123.
HOLZER, Werther. Paisagem,
imaginário, identidade: alternativas para o estudo geográfico. In: CORRÊA,
Roberto Lobato; ROSENDHAL, Zeny (orgs.). Manifestações da cultura no espaço.
Rio de Janeiro: EdUERJ, 1999, p. 149-168.
SAUER, Carl O. A morfologia
da paisagem. In: CORRÊA, Roberto Lobato; ROSENDAHL, Zeny (orgs.). Paisagem,
tempo e cultura. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1998 [1925], p. 12-74.
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